19 de março de 2020

Tempero caseiro simples para o dia a dia


Sempre gostei de usar temperos naturais para o dia a dia.Não faço muito o uso de cubinhos, pacotinhos e afins.(uso raramente).
Então em Natal, minha mãe sempre fazia os potes de tempero no final de semana e me mandava, e eu os utilizava durante os meus preparados da semana.Era excelente! Com a minha correria do dia a dia, era uma ajuda e tanto!
Mas acontece que agora minha mãe vive a um oceano de distancia...e tenho que fazer meus proprios temperinhos caseiro.
Então gosto de preparar e colocar em potes, para ir utilizando no dia a dia.

As variações que faço não são muitas, as vezes só coloco mais verduras ou algo que tenha na geladeira.
Mas a base do tempero é sempre essa:

2 cebolas picadas
5 dentes de alho de alho
1 pimentão verde
2 tomates(não é sempre que coloco tomate)
1 maço de salsinha ou cebolinha

Bato tudo no mixer(ou liquidificador) e depois coloco no pote de vidro na geladeira.
Minha mãe já colocava sal e tb azeite, mas eu não coloco, pois prefiro acrescentar sal, pimenta e azeite só na hora de utilizar mesmo.

Uso esse tempero para tudo.Costumo temperar carnes, frangos...

Não sei quanto tempo duraria na geladeira, pois esse tempero sempre faço e uso durante a semana.

Nessa época de isolamento pelo COVID-19, onde temos que sair menos para as compras, já é muito útil poder ter um temperinho batido com tudo à mão.Para quem usa em maiores quantidades, pode se fazer já o dobro ou triplo da receita.

É uma dica simples, mas que pode auxiliar na preparação rápida das refeições, principalmente nesses momentos que estamos vivendo, onde os pais que estão em casa com os filhos, e  tem que dispor do tempo para entretê-los, além de trabalhar em home office não perderem tanto tempo na preparação das refeições.