12 de março de 2019

Lavar alimentos com bicarbonato de sódio elimina grande parte dos agrotóxicos


Meus filhos que o digam...
Prazer, ou a "Maria bicarbonato".
Sempre vejo artigos falando dos benefícios desse produto e já faz  muito tempo que uso em casa, seja para colocar no shampoo(para limpeza profunda dos fios), seja para usar com álcool e amaciante(para higienizar e perfumar a casa), seja para usar puro, como desodorante, seja na água dos alimentos(para matar os agrotóxicos)...e tantas outras coisas que não vão caber aqui agora nesse post.
Assisti uma vez um programa do Reino Unido, onde falavam doa alimentos e num desses programas foi falado que o bicarbonato ajudava na limpeza profunda dos alimentos, eliminando os agrotóxicos.
Então desde então, sempre coloco em minhas verduras, hortaliças e frutas.(principalmente as que comemos com casca, como o morango e a maçã).
Então hoje li esse artigo e achei interessante postar aqui.É um estudo realizado na universidade de Massachusetts, EUA.
Este estudo investigou a eficácia de agentes de lavagem comerciais e caseiros na remoção de resíduos de pesticidas nas maçãs e  puderam comprovar que os resíduos de pesticidas de superfície foram removidos de forma mais eficaz pela solução de bicarbonato de sódio quando comparados com água corrente ou alvejante.(água sanitária).
Eu não sei ao certo a medida e o tempo que utiliza, mas eu geralmente faço assim:
Deixo de molho a fruta ou verdura cerca de 20 minutos na agua com bicarbonato.Depois enxáguo e utilizo.Deixo esse tempo pq já li que o ideal é deixar por 10 a 12 minutos para ter um resultado mais eficaz.Então, sendo assim, prefiro deixar ainda mais um bocadinho de tempo, fechando os 20 minutos, para ter a certeza.
Então se você é assim como eu, que morrem de medo do mal que esses pesticidas fazem à saúde, não deixe o bicarbonato fora da sua vida.É eficaz, simples e barato.