8 de fevereiro de 2018

Receita de Nhoque Caseiro(home-made-gnocchi)

home-made-gnocchi


Um dos chefs desse mundo de meu Deus, que eu mais gosto é o tal do Gordon Ramsay , e sempre que consigo, me perco em suas receitas.
Então essa semana assisti a um video onde ele preparava um nhoque caseiro frito.
Fiquei com água na boca e não perdi tempo...fui lá preparar.

Confesso que tive um certo trabalhinho, pois aqui em casa somos muitos então tudo tem que ser em grande quantidade.Mas para quem vai fazer em menor quantidade...sem dúvida é super simples.

A receita original é daqui, mas fiz algumas adaptações pois não tinha tomilho em casa, e tive preguiça de sair nesse frio para comprar , e também acrescentei um pouco mais de queijo, para deixar mais cremoso.

Segue a receita desse maravilhoso nhoque frito caseiro:

2 batatas grandes
50g de ricota
90g de farinha de trigo
1 ovo batido
1 raminho de tomilho
Sal  e pimenta branca moída
casca de limão ralada
Queijo Parmesão ralado, para servir


Cozinhe as batatas com casca até ficarem macias. Remova a casca e amasse como purê enquanto ainda estiver quente (para que fique mais leve, você pode passar numa peneira ou num amassador de batatas)Misture a ricota, uma pitada de sal, a pimenta branca e a farinha. Faça um furo no meio, adicione o ovo batido e comece a unir a mistura. Acrescente algumas folhinhas de tomilho e continue até formar uma massa lisa. (Tenha cuidado para não exceder o trabalho ou a massa acabar muito densa e não se expandirá quando entrar na água).
Corte a massa pela metade e dê forma de rolo em cada uma. Usando a parte de trás de uma faca de mesa , corte cada massa em pedaços de 2cm para fazer "travesseiros" ou nhoque individual. Pressione suavemente cada um no centro, usando seu dedo. (Esse "buraquinho" na massa irá segurar mais molho e permitir que os nhoques obtenham mais sabor)confesso que não sabia desse pulo do gato.
Numa panela grande, coloque água para ferver. Adicione os nhoques, deixe cozinhar por cerca de 1 a 2 minutos até que comecem a flutuar. Drene o nhoque e deixe-os secar a vapor por 1-2 minutos.

Enquanto isso, comece a fazer o molho.
Aqueça uma frigideira e adicione um pouco de azeite.(Eu coloquei manteiga, ao invés do azeite). Adicione os nhoques à panela quente com uma pitada de sal e pimenta preta e refogue durante 1-2 minutos em cada lado até ficar bem dourado.
Adicione as ervilhas à panela com um botão de manteiga e as folhas de tomilho. 
Raspe um pouco de casca de limão e sirva com queijo parmesão ralado.