Comentei lá no instagram que faria uma postagem sobre como organizo nossa rotina por aqui. Considero de certa forma, bem simples. Mas com tantos filhos, acontece sempre muita coisa, e o tempo todo.
Horário de aula, horário do esporte, inglês...horário de estudo, Horário para os remédios, de quem era o dia de colocar o lixo pra fora ou de lavar a louça e até mesmo de quem era o dia de jogar video game.
Enfim, muita coisa acontece ao mesmo tempo, como também em horarios diferentes.
Percebi desde muito cedo, que não era necessário eu ter que "gravar" tudo na memória, eu não estava dando conta de tanta coisa!
Desde que eles eram pequenos, comecei um caderninho da "familia", onde colocava ali todas as informações que eu achava importantes como cartão de vacinas, consultas ao médico, horário de remédios...e com o crescimento deles, esse caderninho só aumentava. Aproveitava o caderno tb para fazer listas de compras, organizar o que eu tinha que fazer no dia, planejar as festinhas de aniversário, presentes que tinha que comprar, datas de aniversario de amigos e parentes...enfim, era na verdade, um "mix" de tudo que eu utilizava diariamente.
Muitas vezes,o caderno era pequeno para tanta coisa, e eu tinha que grampear algumas folhas extras em determinadas partes dele. Então, resolvi comprar ficharios, pois eram mais fáceis de trabalhar e caso faltassem folhas, era só ir acrescentando.
E desde então, temos nos organizado assim por aqui.
Muita gente me pergunta com espanto: "Como vc consegue dar conta de tanta coisa, tomar conta de maridos, filhos, casa, e ainda ter tempo de ter um ateliê de festas e escrever um blog? Pois é, temos uma rotina bem puxada, mas não é tão dificil assim, pois realmente tento me organizar. Claro que nem sempre as coisas saem com a organização toda que eu planejo no papel, mas com certeza, me ajuda muito o fato de ter um caderno para planejar.
Então, todo ano, revejo as coisas, e faço o novo caderno, descartando o anterior. Já comecei a usar o Evernote e outros programas e aplicativos para planejamento...me foram úteis em alguns casos, mas percebi que gosto mesmo é de ter as coisas ali, escritas e organizadinhas na pasta, era assim desde que eu era adolescente... tinha mil e uma agendas cheia de anotações, frescurinhas e programações. Percebi que virou "modinha" esse tal caderno (que faço já a tantos anos...kkkk). e que agora tem um monte de nome bonitinho pra ele.Já até vi na net alguns modelos bem fofos.
Enfim, vou mostrar para vcs como eu organizo aqui o meu, é bem simples, mas Funcional! Nele coloco as "categorias" e subcategorias que me são úteis.
Separo assim:
Na parte de dentro do fichário, coloco folhas soltas com informações do tipo "fazer hoje".É o primeiro canto que olho diariamente, para saber o que não posso esquecer.Hoje já aprimorei e coloco espacinhos para marcar inclusive qto de água eu bebo no dia.
Enfim, muita coisa acontece ao mesmo tempo, como também em horarios diferentes.
Percebi desde muito cedo, que não era necessário eu ter que "gravar" tudo na memória, eu não estava dando conta de tanta coisa!
Desde que eles eram pequenos, comecei um caderninho da "familia", onde colocava ali todas as informações que eu achava importantes como cartão de vacinas, consultas ao médico, horário de remédios...e com o crescimento deles, esse caderninho só aumentava. Aproveitava o caderno tb para fazer listas de compras, organizar o que eu tinha que fazer no dia, planejar as festinhas de aniversário, presentes que tinha que comprar, datas de aniversario de amigos e parentes...enfim, era na verdade, um "mix" de tudo que eu utilizava diariamente.
Muitas vezes,o caderno era pequeno para tanta coisa, e eu tinha que grampear algumas folhas extras em determinadas partes dele. Então, resolvi comprar ficharios, pois eram mais fáceis de trabalhar e caso faltassem folhas, era só ir acrescentando.
E desde então, temos nos organizado assim por aqui.
Muita gente me pergunta com espanto: "Como vc consegue dar conta de tanta coisa, tomar conta de maridos, filhos, casa, e ainda ter tempo de ter um ateliê de festas e escrever um blog? Pois é, temos uma rotina bem puxada, mas não é tão dificil assim, pois realmente tento me organizar. Claro que nem sempre as coisas saem com a organização toda que eu planejo no papel, mas com certeza, me ajuda muito o fato de ter um caderno para planejar.
Então, todo ano, revejo as coisas, e faço o novo caderno, descartando o anterior. Já comecei a usar o Evernote e outros programas e aplicativos para planejamento...me foram úteis em alguns casos, mas percebi que gosto mesmo é de ter as coisas ali, escritas e organizadinhas na pasta, era assim desde que eu era adolescente... tinha mil e uma agendas cheia de anotações, frescurinhas e programações. Percebi que virou "modinha" esse tal caderno (que faço já a tantos anos...kkkk). e que agora tem um monte de nome bonitinho pra ele.Já até vi na net alguns modelos bem fofos.
Enfim, vou mostrar para vcs como eu organizo aqui o meu, é bem simples, mas Funcional! Nele coloco as "categorias" e subcategorias que me são úteis.
Separo assim:
Na parte de dentro do fichário, coloco folhas soltas com informações do tipo "fazer hoje".É o primeiro canto que olho diariamente, para saber o que não posso esquecer.Hoje já aprimorei e coloco espacinhos para marcar inclusive qto de água eu bebo no dia.
Na primeira divisoria colo post its(adoooro!) com coisas adicionadas de ultima hora.
Então começo a divisão das categorias:
Utilizo divisórias para fichário e colo as etiquetas de acordo com as categorias que escolhi;
No meu caso, as que utilizo são essas abaixo.Mas vc tem que colocar de acordo com o que é útil para vc!
- Casa - Escrevo tudo relacionado a casa e a familia, dividindo ainda em subcategorias:
- Agenda - Escrevo a programação geral de cada mês
- Informações Importantes - aqui escrevo usuários e senhas, telefones...ou seja, dados úteis para a familia
- Tarefas - Organizo aqui, as responsabilidades de cada um.Cada um tem seu quadro com as atividades domésticas.(Lavar louça, arrumar o quarto, colocar o lixo pra fora, limpar a sujeira dos cahorros...etc.)
- Médicos - Aqui anoto os remédios que estão sendo tomados e seus horários
- Compras - Onde estão as listas de supermercado, para não esquecer de nenhum item, vou assinalando o que preciso comprar.
- Programação - Anotamos toda a nossa programação familiar.Idéias de passeios, lugares, para onde queremos ir e quando.
- Projetos - Anotamos projetos a curto e longo prazo.Tem tb algumas listas de compras referentes aos projetos;
- Festas - Anotamos as ideias e checklists para as comemorações como aniversários, páscoa, Natal...Com espaço para listas de convidados, menu, o que servir, o que comprar.
- Escola - Escrevemos toda a nossa rotina escolar.Telefones úteis, senhas do portal da escola, horários de aula, esporte, aula extra...quadro com trabalhos e notas.
- Finanças - Anotamos as despesas mensais e o pagamento de contas
- Blog - Nesse espaço, anoto todas as ideias para serem postadas no blog(inclusive essa está anotadinha lá, antes de virar post, ;))Anoto também contatos, publicidade, logins e senhas, atualizações, estatisticas.
- Ateliê - Aqui escrevo as encomendas do ateliê.Se vc não conhece meu ateliê de festas, clique aqui. Tem muita coisa linda, não deixe de conferir!!
Enfim, essas são as categorias que me auxiliam na organização de nossas atividades diárias.Claro, que com o passar do tempo, fui colocando mais coisas, faço uns enfeitinhos aqui, outros ali...mas o importante, é que fica tudo no mesmo canto.Uma espécie de "tudo junto e misturado",mas tudo organizado.
Uma dica legal tb, é colocar aquelas divisórias com espaço para armazenar(tipo aqueles saquinhos), pois muitas vezes é útil guardar panfletos e listas.
E então, depois de tudo prontinho:
Nosso "tudão", que fica sempre em cima da bancada, onde todos podem acessar a qualquer momento.
Espero que tenham gostado, e que sirva de inspiração para suas organizações ;)!