terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dia da Internet Segura

Em minha infância eu brincava de boneca.
Dava banho, penteava os cabelos, trocava as roupinhas dela, colocava para dormir.
Eu também gostava de jogar. Tínhamos vários jogos em casa.
A gente tirava fotos, tínhamos albuns  e mais albuns...inclusive aqueles que minha mãe guarda até hj e insiste em mostrar "como éramos lindos". Ninguém Merece!
Na minha infância eu tinha amigos.
Crianças que brincavam comigo de boneca, de jogo, de forca, de corrida...de qualquer coisa que quiséssemos.

Hoje quem vive essa infância são meus filhos.
Eles também brincam de boneca, de jogos, de corrida...
Mas minha filha veste bonecas no computador...troca de roupa, alimenta, cuida, coloca para dormir...
Meu filho mais velho conhece  e participa de quase todos jogos da internet
E os  menores?São bons no basquete, voley, corrida, surf,
Passam horas traçando planos estratégios para as vitórias dos jogos além de gerenciar um restaurante onde servem pratos e mais pratos...

Ou seja...
As crianças desse geração tb brincam...de tudo o que a minha geração brincou.
Só que através da tela.
Na internet hoje, as crianças brincam de boneca, de cartas,  forca,  casinha, de carros...
Ou seja, nossos filhos são nativos digitais.
Eles nasceram nesse mundo...conhecem o computador como niguém, e sabem utilizar as ferramentas com precisão e segurança.

Conheço alguns pais que dizem algo o tipo "meu filho sabe mais do que eu no computador...eu nem sei mexer nisso..."
Então lhes digo...
Se nao sabe mexer, está na hora de aprender.
Peça a seu filho para ensinar.
Os pais hojem costumam deixar os filhos horas e horas na frente do computador pq os mantem quietos, em casa, "seguros".
Essa é a falsa idéia de segurança.
Criança que passa o dia no computador, sem a supervisão de um adulto, não está em segurança.Ela corre tanto perigo qto a que passa o dia na rua.
O computador pode ser uma ferramenta maravilhosa para nossos filhos.
Meus filhos hoje sabem digitar com rapidez, entender textos em Inglês, coisas que eu não sabia fazer até algum tempo atras .Isso graças ao auxilio digital, que proporciona um avanço tecnológico nas crianças.
A internet pode sim ser saudável, contanto que os pais estejam presentes, conectados com o novo mundo infantil.
As crianças participam de comunidades, teem orkut, enviam e recebem fotos, conhecem pessoas, conversam com elas...isso tudo pela net.
É nossa OBRIGAÇÃO protegê-las e orientá-las para esse mundo de informações.
Se vc que é pai, não sabe dominar o computador..sente com seu filho, pergunte o que ele faz, com quem ele conversa, o que ele tanto joga.
PARTICIPE.
Afinal, o que acontece com nossos filhos é de nossa inteira RESPONSABILIDADE.

Hoje, 8 de fevereiro é o dia internacional da segurança na internet.
Mas façamos esse dia, todos os dias.
Como diz a campanha esse ano, "estar on line é mais que um jogo, é a sua vida"
Então, como mãe e cidadã digital  me sinto motivada a divulgar essa campanha, que estimula atividades de promoção do uso responsável e seguro da internet nas principais regioões do Brasil e do mundo.
Aqui no blog, disponho de uma cartilha de segurança na internet, uma alerta aos pais.
Vc pode fazer o DOWNLOAD aqui.

Abaixo, um video sobre os riscos que nossos filhos correm dentro da propria casa, na falsa idéia que os pais tem de segurança.



Repassem esse alerta.
Por uma internet mais segura para nossos filhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário