29 de março de 2019

Dicas para um consumo mais consciente


Quem me conhece, sabe que nunca fui consumista: o triste é que muitas vezes fui tachada de pão dura  simplesmente pelo fato de decidir não comprar algo porque não estava precisando no momento.
Sim, sou assim, o que posso fazer?

As promoções e saldos não me apetecem se eu não estiver precisando comprar o que está  a ser oferecido.

Só compro o que preciso, e muitas vezes ainda ando a  reciclar e reaproveitar o velho, dando-lhe nova cara e nova vida. Não me acho pão dura por pensar assim.

Uma vez me disseram que eu era assim porque não tinha dinheiro para comprar, porque "quem tem dinheiro, compra e compra sem parar".
Será mesmo?

O consumismo exagerado não me atrai. Meu estilo de vida é muito minimalista: sempre foi assim, e estou muito feliz com isso.

Muita gente confunde o consumismo consciente com pão-durismo, mas não são de forma alguma a mesma coisa. Comprar apenas o que é realmente necessário, reaproveitar, reutilizar, reciclar não tem nada a ver com o não querer gastar. Significa que temos uma preocupação com o meio ambiente, com o nosso planeta e com a sociedade. O pão-duro não tem essas preocupações. Ele só quer economizar e pronto.
Portanto, se você ainda acha que uma pessoa que consome de forma consciente é  pão-duro, está na hora de rever os seus conceitos.

A questão não é deixar de consumir, deixar de fazer compras...de forma alguma!Até porque ninguém consegue viver sem consumir. No entanto, muitas vezes o consumo acaba fugindo do controle e gerando gastos desnecessários, além de impactar negativamente no meio ambiente.

Mas como encontrar o equilíbrio e praticar um consumo mais consciente? As dicas que vou sugerir a seguir são bem simples, e é o que costumo seguir em casa para evitar desperdícios.

1) Fazer lista de compras.

Eu gosto de fazer uma lista de coisas que pretendo comprar (a curto e longo prazo); assim que as adquiro, vou riscando.
Ao fazer uma lista, conseguimos organizar melhor nosso orçamento e a ir diretamente aos  produtos que  realmente precisamos.

2)Reciclar e reutilizar

A reciclagem e o reaproveitamento pode se estender para muitas outras situações do dia a dia. Podemos utilizar uma caixa de presente ou de sapato repaginada, como porta-objetos para diversas coisas, assim como frascos de vidros, tecidos, potes de plástico. Reaproveitando objetos, diminuímos a necessidade de compra e recompra de objetos no dia a dia.

3)Utilizar a tecnologia a meu favor

Já não utilizo mais tantos papéis como antes. Hoje, já aproveito a tecnologia dos app dos telemóveis para transações bancárias, compras em supermercado sem a necessidade de guardar os comprovantes, pois já fica tudo arquivado no telemóvel, entre outros. Também optei por receber boletos bancários por e-mail e visualizar as contas pela internet. Além de ser mais cômodo e simples, evito o uso de papéis e o planeta agradece.

4)Beber água filtrada ou da torneira

No Brasil, a princípio, optava por comprar o garrafão de água mineral (eu tinha um gelágua e para mim era mais fácil). No entanto, sempre lia sobre os problemas que as garrafas de plástico causavam para a saúde qdo pegam sol (me dei conta de que os garrafões de água geralmente ficavam nas calçadas dos mercados, tomando o sol do dia todo, além de tomarem sol no transporte para a distribuição das lojas). Foi assim que comprei um filtro para colocar na torneira, e a partir daí, enchia o único garrafão que tinha em casa, com água diretamente da torneira para o nosso consumo diário.
Já aqui em Portugal, nesse caso é bem mais tranquilo, pois a água que bebemos é diretamente da torneira.

5)Utilizar pilhas recarregáveis

A utilização de pilhas aqui em casa por causa do videogame é grande, então optamos por utilizar pilhas recarregáveis, onde tem a maior durabilidade, evitando assim o descarte constante.

6) Evitar excessos

Todos nós temos sempre nosso objeto favorito, nossa roupa favorita...que por mais que tenhamos várias outras, acabamos por utilizar SEMPRE o nosso favorito. Eu sou assim, vocês não?
Já me peguei com uma gaveta cheia de facas de corte (para carne, para tomates, para frutas), quando na realidade eu batia e revirava toda a cozinha sempre em busca da minha "faca preferida", cada vez que eu precisava cortar algo. E o mesmo acontecia com minhas bolsas, por exemplo. Eu tinha várias, uma de cada cor praticamente, combinando com os sapatos. Mas me dei por conta que tinha sempre uma "de estimação", a que eu andava para todo lado, muitas vezes usando a desculpa de que era mais prática pois já estava prontinha...Mas a verdade é que era a minha bolsa preferida. Assim como a calça jeans (temos sempre "a tal") que nos fica perfeita, e aquela blusa que nos cai tão bem...Façam uma análise nas vossas coisas. Percebam quantas coisas que não usamos nós temos em casa.
E assim aprendi a ter menos coisas, evitar o excesso. Quanto mais coisas, mais bagunça, menos organização. Só compro aquilo que preciso, só uso aquilo que gosto (e não porque está na moda).

7)Adotar um copo

Aqui em casa somos 6, e cada um tem um copo. Separamos por cores e assim, cada um utiliza somente o seu. Isso diminui a quantidade de vezes que os copos são lavados cada vez que alguém bebe água e o deixa espalhado por aí. Assim, ao ver o copo verde, por exemplo, Vinicius logo saberá que é o copo dele que está ao lado da tv; é só ir lá buscar e utilizar.(se o copo não fosse identificado, seria colocado dentro da pia para ser lavado, com certeza.). Menos água, menos desperdício.

8)Comprar na Feira

Assim, você tem a possibilidade de comprar menos produtos embalados. Eu sei que a facilidade daqueles produtos já prontinhos nas prateleiras dos supermercados são tentadoras...mas tente desembalar menos e descascar mais.Verá como faz bem ao bolso, e à saúde também.

9)Valorizar  empresas com responsabilidade social

Diversas empresas já possuem ações que visam à redução do impacto no meio ambiente. São organizações que trabalham com madeira e fazem o reflorestamento, indústrias de cosméticos que não testam os produtos em animais, fábricas que produzem por meio de técnicas antipoluição e muitas outras. Procuro, na medida do possível, comprar de empresas assim, que se preocupam com o meio ambiente.

Valorizá-las é também uma maneira de fazer um consumo consciente.

10) Repetir roupa

Eu não sei vocês, mas a roupa que eu compro, não é descartável. Eu compro aquilo que gosto, que me faz bem e que me deixa confortável. Então, não me vejo na obrigação de descartar uma roupa só porque saiu de moda. Repito uma roupa sim, principalmente porque já procuro sempre comprar peças coringas, onde posso trabalhar minha criatividade e usar de diversas formas. Já tive um guarda roupa repleto de roupas da moda, peças, inclusive, que nunca cheguei a usar. Percebi que isso não vale a pena para mim....Comprar algo que vai ficar guardado é jogar dinheiro fora.

As pessoas associam felicidade com o fato de ter muitos bens materiais. Principalmente hoje em dia, já que vivemos uma vida de redes sociais, onde importa mais mostrar do que viver o momento. As pessoas preocupam-se em ostentar e buscam  cada vez mais "ter" o que mostrar aos outros. Porém, esquecem-se  que o mais importante é aquilo que você é, as pessoas que estão ao seu redor e tudo o que você faz e vive. 

Seja mais e tenha menos!