28 de fevereiro de 2019

Festival da Canção 2018

Uma das coisas boas que Portugal nos trouxe, foi a possibilidade de apreciar músicas portuguesas.
Sim, os portugueses são bem familiarizados com as musicas brasileiras, mas nós brasileiros, nunca nos interessamos pela música deles.Para nós, só existia Roberto Leal e só era aquele tipo de música que tocava aqui.
Ledo engano.Portugal faz música e de muito boa qualidade.
Aprendemos aqui a gostar inclusive do tradicional Fado, e já nos pegamos várias vezes cantarolando os fados dentro de casa.
Portugal tem excelentes cantores(claro que tem música chata tb, como em todo canto), mas já temos os nossos cantores portugueses favoritos, e com os festivais que acontecem aqui na Europa, passamos a abrir a nossas mentes, e conhecer música de todo lado.
A apreciação da música nos levou ao interesse pelo Festival da Canção.Um Festival onde músicos portugueses concorrem com suas letras e canções, ao prêmio de melhor música.E o vencedor será o representante de Portugal, em um Festival que acontece na Europa, chamado Eurovision, onde todos os países da Europa concorrem com seus respectivos ganhadores locais.
Simplesmente nos apaixonamos por esse Festival e já é um dos nossos momentos favoritos em família, sentar, escutar,conhecer, analisar e torcer pelos nossos escolhidos.

O cantor português, vencedor do Festival da canção, e que irá representar Portugal em Maio no Eurovision, que aconteceu ano passado aqui, mas que esse ano será em Israel(porque a vencedora de 2018 foi de Israel) não foi o nosso preferido, mas confesso que gostei dele desde o princípio também.
Chama-se Conan Osiris, que disse entrar no festival sem nenhuma pretenção e meio como uma brincadeira.Apesar do meu favorito não ter vencido, estamos na torcida por Conan Osíris, com sua música nada comum, mas que já é sucesso por aqui. "Telemóvel".


Mostro a vocês, a minha música preferida do Festival, que foi uma das finalistas, mas infelizmente não foi a vencedora:



Adoramos os Festivais, pois nos possibilitam conhecer vários artistas Portugueses e da Europa em geral.
Se tiver interesse em conhecer um pouco mais das músicas que concorreram no festival da canção, pode ouvi-las aqui nesse link.
Enfim, a ideia desse post é apenas para que conheçam um pouco da música portuguesa, e tentar acabar com o preconceito que nós brasileiros temos com ela, mostrar que não é só fado.
Beijinss e até a próxima!