24 de julho de 2017

Canjica e festa Junina


E junho chegou...com ele a vontade de comer canjica!!!
Aqui temos as festas juninas tb...mas não são como as nossas nordestinas!

Aqui chamam "Festa dos Santos Populares", e dura todo o mês de junho.
Cada bairro tem suas festas, com barracas, comidas(que não são nada parecidas com as nossas) e desfile dos santos e tudo!



Resultado de imagem para barracas de sardinha em lisboa

Os manjericos e os cravos de papel são um dos símbolos dessas festas.

Conhecida como “erva dos namorados”, o Manjerico é a planta popular das festas de São João, no Porto, e de Santo António, em Lisboa. Segundo a tradição, na altura das festas, em Junho, os namorados oferecem as namoradas um manjerico. Além da planta, o vaso traz também um cravo feito em papel e uma pequena bandeira com um verso popular alusivo ao amor.
Oferecer um manjerico, é quase como fazer um voto ou um pedido.

A tradição dos Manjericos diz que não se deve cheirar a planta diretamente, pois isto faz com que ela seque mais rapidamente. Sendo assim, a maneira correta de sentir sua fragrância é passar a mão suavemente sobre a planta e depois cheirar a mão.

O manjerico é uma planta aromática, e exige muitos cuidados. As moças que o recebem devem tratar deles por um ano, até que nas festas do ano a seguir devem ser substituído


É a época de muita sardinha, então assim como o milho é para o nosso São João...a Sardinha é para a festa dos Santos Populares.


Não encontramos milho verde nessa época(me disseram que só em Agosto), mas no supermercado achamos as espigas de milho doce cozido.Foi assim mesmo que fizemos nossas canjiquinhas...



Assim, pouquinho, mas matou nossa vontade de comer o que mais amo nas festas juninas.
Qdo chegar Agosto...se eu achar o milho verde, com certeza farei melhor!!