22 de fevereiro de 2015

Caderno de organização - faça o seu! (post grande, mas vale a pena!)

caderno de organização faça o seu

Comentei lá no instagram que faria uma postagem sobre como organizo nossa rotina por aqui. Considero de certa forma, bem simples. Mas com tantos filhos, acontece sempre muita coisa, e o tempo todo. 
Horário de aula, horário do esporte, inglês...horário de estudo, Horário para os remédios, de quem era o dia de colocar o lixo pra fora ou de lavar a louça e até mesmo de quem era o dia de jogar video game.
Enfim, muita coisa acontece ao mesmo tempo, como também em horarios diferentes.
Percebi desde muito cedo, que não era necessário eu ter que "gravar" tudo na memória, eu não estava dando conta de tanta coisa!
Desde que eles eram pequenos, comecei um caderninho da "familia", onde colocava ali todas as informações que eu achava importantes como cartão de vacinasconsultas ao médicohorário de remédios...e com o crescimento deles, esse caderninho só aumentava. Aproveitava o caderno tb para fazer listas de compras, organizar o que eu tinha que fazer no dia, planejar as festinhas de aniversário, presentes que tinha que comprar, datas de aniversario de amigos e parentes...enfim, era na verdade, um "mix" de tudo que eu utilizava diariamente.
Muitas vezes,o caderno era pequeno para tanta coisa, e eu tinha que grampear algumas folhas extras em determinadas partes dele. Então, resolvi comprar ficharios, pois eram mais fáceis de trabalhar e caso faltassem folhas, era só ir acrescentando.
E desde então, temos nos organizado assim por aqui.
Muita gente me pergunta com espanto: "Como vc consegue dar conta de tanta coisa, tomar conta de maridos, filhos, casa, e ainda ter tempo de ter um ateliê de festas e escrever um blog? Pois é, temos uma rotina bem puxada, mas não é tão dificil assim, pois realmente tento me organizar. Claro que nem sempre as coisas saem com a organização toda que eu planejo no papel, mas com certeza, me ajuda muito o fato de ter um caderno para planejar.
Então, todo ano, revejo as coisas, e faço o novo caderno, descartando o anterior. Já comecei a usar o Evernote e outros programas e aplicativos  para planejamento...me foram úteis em alguns casos, mas percebi que gosto mesmo é de ter as coisas ali, escritas e organizadinhas na pasta, era assim desde que eu era adolescente... tinha mil e uma agendas cheia de anotações, frescurinhas e programações. Percebi que virou "modinha" esse tal caderno (que faço já a tantos anos...kkkk). e que  agora tem um monte de nome bonitinho pra ele.Já até vi na net alguns modelos bem fofos.
Enfim, vou mostrar para vcs como eu organizo aqui o meu, é bem simples, mas Funcional! Nele coloco as "categorias"  e subcategorias que me são úteis.

Separo assim:

Na parte de dentro do fichário, coloco folhas soltas com informações do tipo "fazer hoje".É o primeiro canto que olho diariamente, para saber o que não posso esquecer.Hoje já aprimorei e coloco espacinhos para marcar inclusive qto de água eu bebo no dia.

Planner Diy

Na primeira divisoria colo post its(adoooro!) com coisas adicionadas de ultima hora.



Então começo a divisão das categorias: 

Utilizo divisórias para fichário e colo as etiquetas de acordo com as categorias que escolhi;
No meu caso, as que utilizo são essas abaixo.Mas vc tem que colocar de acordo com o que é útil para vc!



  • Casa - Escrevo tudo relacionado a casa e a familia, dividindo ainda em subcategorias:

como organizar o planner

  • Agenda - Escrevo a programação geral de cada mês
  • Informações Importantes - aqui escrevo usuários e senhas, telefones...ou seja, dados úteis para a familia
  • Tarefas - Organizo aqui, as responsabilidades de cada um.Cada um tem seu quadro com as atividades domésticas.(Lavar louça, arrumar o quarto, colocar o lixo pra fora, limpar a sujeira dos cahorros...etc.)
  • Médicos - Aqui anoto os remédios que estão sendo tomados e seus horários
  • Compras - Onde estão as listas de supermercado, para não esquecer de nenhum item, vou assinalando o que preciso comprar.
  • Programação - Anotamos toda a nossa programação familiar.Idéias de passeios, lugares, para onde queremos ir e quando.
  • Projetos - Anotamos projetos a curto e longo prazo.Tem tb algumas listas de compras referentes aos projetos;
  • Festas  - Anotamos as ideias e checklists para as comemorações como aniversários, páscoa, Natal...Com espaço para  listas de convidados, menu, o que servir, o que comprar.

  • Escola - Escrevemos toda a nossa rotina escolar.Telefones úteis, senhas do portal da escola, horários de aula, esporte, aula extra...quadro com trabalhos e notas.
organizando a rotina escolar

salvando senhas

organizando calendário escolar

  • Finanças - Anotamos as despesas mensais e o pagamento de contas
  • Blog - Nesse espaço, anoto todas as ideias para serem postadas no blog(inclusive essa está anotadinha lá, antes de virar post, ;))Anoto também contatos, publicidade, logins e senhas, atualizações, estatisticas.
  • Ateliê - Aqui escrevo as encomendas do ateliê.Se vc não conhece meu ateliê de festas, clique aqui. Tem muita coisa linda, não deixe de conferir!!
Enfim, essas são as categorias que me auxiliam na organização de nossas atividades diárias.Claro, que com o passar do tempo, fui colocando mais coisas, faço uns enfeitinhos aqui, outros ali...mas o importante, é que fica tudo no mesmo canto.Uma espécie de "tudo junto e misturado",mas tudo organizado.

Uma dica legal tb, é colocar aquelas divisórias com espaço para armazenar(tipo aqueles saquinhos), pois muitas vezes é útil guardar panfletos e listas.


E então, depois de tudo prontinho:

caderno de organização faça você mesmo

Nosso "tudão", que fica sempre em cima da bancada, onde todos podem acessar a qualquer momento.

Espero que tenham gostado, e que sirva de inspiração para suas organizações ;)!



11 de fevereiro de 2015

Para curtir o carnaval!

Adoro esse ideia de usar a criatividade no carnaval!
Já fiz outra postagem que fala de como fiz as fantasias de carnaval dos meninos num dos anos que desfilaram na escola.
Agora encontrei uma ideia bem legal que acho que todos vão amar!
São as "Pinturas faciais Faber-Castell".Gente, que máximo!
Vejam só:


As pinturas faciais compõem um visual divertido e colorido, perfeito para os dias de folia, especialmente no Carnaval. E para pintar o rosto com segurança, é preciso investir em produtos que não agridam a pele, que sejam aprovados por dermatologistas e com formulação cosmética.Não podemos sair pintando o rosto da criançada com qualquer tinta que encontramos por aí.Cuidado mamães!! Podem causar danos à pele de suas crianças! 

Adoro a Faber-Castell  e confio muito em seus produtos, que me acompanham durante todo o ano...sejam nos itens de material escolar, nos kits divertidos para brincar com porcelana, canetas e tintas coloridas... 
Esse kit de pintura facial, são especialmente desenvolvidos para a criançada. São produtos atóxicos, totalmente seguros para uso sobre a pele e que saem com facilidade também, viu? – apenas misturando água e sabonete. Todos os produtos são testados dermatologicamente e aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

A linha Cara Pintada foi desenvolvida para uso exclusivo no corpo e no rosto. É só usar a imaginação para criar pinturas coloridas e divertidas para curtir o Carnaval! Há duas opções diferentes em um mesmo lápis.  São mais alternativas de tons para colorir desenhos e realizar traços divertidos.
 Pode ser encontrado em cartela com três EcoLápis Jumbo = 6 cores + 1 apontador cosmético.

Adorei, e vc?
Bora pintar a criançada e curtir o carnaval com coloridices?

10 de fevereiro de 2015

Baby monitor

Vejo que muitas mães hj estão utilizando a babá eletrônica..
Então em meus testes de app, encontrei esse que achei bem legal!


Baby Monitor é um aplicativo que ajuda você a assistir o seu bebê, mesmo quando você não estiver por perto. Se o seu bebê está dormindo e você está em outra sala, o monitor do bebê irá detectar se o bebê está chorando e alertá-lo por uma chamada ou uma mensagem de texto.
Veja os recursos desse aplicativo:

✓ Liga para você quando o bebê está chorando (com sensibilidade customizável)
✓ Vigilância por Imagem - tira uma foto de seu bebê, se o alarme é acionado e envia para o outro telefone
✓ Um diário do sono, que lhe permite tomar notas e ver quanto tempo faz seu bebê foi dormir
✓ Dicas sobre o sono do bebê
✓ Envia uma mensagem de texto de advertência se a bateria está baixa

Adorei!

Customizando caderno - Fácil de fazer!

Júlia está na fase de amar mil e um artistas dessas séries da tv..rsss (quem nunca?)
Então esse ano, quis um caderno customizado, com essa gente toda que ela gosta tanto.
Fizemos rapidinho, vejam só:

Usamos um caderno simples, de capa escura, pois as imagens que ela queria colocar seriam de séries meio "sinistras", como ela mesmo disse.
Inclusive, usamos esse caderno, bem baratinho.


Ela passou horas selecionando várias imagens da internet e outras de algumas revistas "teens" que ela tinha.
As da internet, imprimimos em casa no papel adesivo, para facilitar a colagem.(mas pode usar cola branca , se for papel comum)


Então, é só ir colando as imagens da forma que deseja..( Olha Júlia com a mão na massa aêe)
No caso, se vc imprimir em papel comum, recomendo que passe a cola no caderno, espere começar a secar um pouco, depois cole as figuras, para não umedecer o papel.



Após toda a colagem, passe papel contact por cima, para proteger.
Se não tiver, pode passar uma camada generosa de cola branca, e esperar secar totalmente, impermeabilizando assim o trabalho!

Júlia in love com seu caderno teen exclusivo!





9 de fevereiro de 2015

Dividindo as matérias no caderno - Como Fazer

Precisei rapidamente fazer uma divisão das matérias nos cadernos dos meninos (Gui e Lucas).
Acontece que não tinha adesivo em casa, nem frescurites que me auxiliassem nessa tarefa...então  dei um jeitinho com o que eu tinha em casa mesmo, ficou ótimo então quero dividir com vcs:

Cortei pequenos quadradinhos de papel colorido.(Cada matéria de uma cor)


Depois abri uma tira de fita dupla face, e fui colando os quadradinhos nela

Com a tesoura, fui cortando individualmente as cores
Retirei a outra parte da fita e colei na folha do caderno, para fazer a divisão
E fui colando uma a uma, descendo sempre um espaço abaixo da anterior.

E o resultado ficou assim: Simples e funcional!


7 de fevereiro de 2015

Irmãos gêmeos na mesma sala?Sim ou Não?



Guilherme e Lucas sempre estudaram juntos.
Sempre estive preocupada com o desenvolvimento de cada um dentro de sala, em relação as atividades, aprendizagem, e tb com o relacionamento com os amigos.
Sempre acompanhei de perto com as professoras, e percebemos que eles eram totalmente independentes em sala, então nunca houve problema por estudarem juntos. 
Até que ano passado, os problemas começaram a surgir.
Um copiava a tarefa, e o outro ficava conversando, já que o irmão estava copiando, pq ele precisaria?Era só copiar em casa e estava tudo resolvido!
Um começou a se escorar e o outro a cansar.Comecei a perceber o desenvolvimento de um  e a dependência do outro.
Um era mais ativo nas atividades e  brincadeiras, e o outro acabava ficando à sombra dele.
Foi então que partiu deles mesmo a ideia de estudarem em sala separadas.
Guilherme tomou a iniciativa de me pedir para separa-los, pois seria "mais legal" para os dois.
Os argumentos usados por ele me convenceram na hora...afinal, não deve ser nada fácil ser gêmeo!

Para eles, uma das coisas mais chatas é o fato de  "chamarem a atenção". Sendo gêmeos na mesma sala, chamam a atenção mais fácil, por serem "dupla já formada".São mais marcados e visados pelos professores.
Outra coisa que os incomoda muito em relação a estudarem na mesma sala: as notas.Sim...precisam ser iguais...senão: Porque seu irmão tira notas melhores que vc?Porque vc não estudou como ele?Ele é mais inteligente?E por aí vai...
Sempre foram alvo de comparações. Vcs são gêmeos?E pq ele é maior?Pq ele é mais gordo?Porque ele tira notas melhores?Porque ele usa óculos?
Sei que ser comparado não é nada fácil...imagina o tempo todo, na mesma sala, e com seu proprio irmão?
Então percebi o quanto é dificil ser gêmeo. E que há muito mais do que um "melhor amigo para sempre" envolvido nessa relação. Esquecemos de perceber também, que em muitos momentos, "há um rival "diretamente envolvido, e  para sempre. Ou pelo menos, até que se encarem os fatos de forma mais leve e tranquila.
Os meus Gui e Lucas, são bem diferentes.Lucas é mais na dele, leva as coisas menos a sério.Não se importa tanto com comparações e separações.Já Gui é mais incomodado.Não gosta de comparações.Gosta de sentir único e luta constantemente por sua individualidade.
Foi ele quem tomou a iniciativa de propor que estudassem em salas separadas.
E assim fizemos. Solicitamos na coordenação da escola, a separação dos dois.
E depois que  percebi todas as mudanças que ocorreram para melhor, estando em salas separadas, levanto essa bandeira.

Irmãos gêmeos tem sim, que estudar em salas separadas!

Pois os gêmeos são muitas vezes visualizados como uma unidade, e não como seres individuais, cada um com sua personalidade, temperamento e características.
Desde dentro da barriga, eles dividem o mesmo espaço, depois passam a  dividir a atenção e tempo.
Essa busca por procurar seu próprio espaço no mundo, já não é fácil...imagina tendo uma "réplica"?Não deve ser realmente nada fácil.
Separados, eles tem a oportunidade de ser “eu” e não “Nós”, como estão sempre acostumados, desenvolvendo assim sua identidade de forma independente.
Vocês não imaginam a alegria que é vê-los, cada um com sua turma, seus melhores amigos, suas aventuras.Conhecendo pessoas diferentes, terão experiências diferentes, poderão ser vistos como eles mesmos, e não como “Eu + Ele”.
Percebi que com essa separação, a amizade e cumplicidade deles só aumentou, pois o que antes era um incômodo e motivo de brigas, já não existe mais.
Hoje parece que eles tem muito mais histórias para contar, e o dia a dia na sala de aula de um, parece interessar bastante ao outro, e assim, muitos assuntos surgem no decorrer do dia.
Continuam muito amigos, muito unidos, mas muito mais felizes!