4 de março de 2010

A tal lição de casa!

Filhos, casa, trabalho, lazer, esportes e a tal lição de casa !! 

E como tem lição de casa!


Passeios, filmes, jogos, brincadeiras, receber amiguinhos... e no meio disso tudo, a lição de casa esperando na mochila.
Como fazer para que o momento da lição de casa seja de prazer e não de reclamação?


Bom, com 4 filhos... façam os cálculos: 4 cadernos, 4 livros, 4 lápis, 4 borrachas, 8 mãos e muitas vozes ecoando sobre a sala de estudo!
Você deve imaginar que é uma verdadeira loucura a hora da lição de casa por aqui. Na realidade não é o que acontece.
Tudo pode ser mais simples do que parece, desde que se tenha dedicação e organização.


A lição de casa, não pode - nem deve - ser vista como um drama para a criança. Cabe a nós, pais, ensinar sobre a sua responsabilidade própria e rotineira, que deve ser cumprida pela importância no seu aprendizado.
É total responsabilidade dos pais estar presente (na medida do possível) e dividir este momento com a criança, tornando-o significativo e agradável.




Mas calma aí gente! Também não precisamos extrapolar!! 

Vejam isso:

As aulas das crianças começaram na semana passada. Na sexta-feira a tarde, uns amiguinhos vieram brincar com meu filho...
Nada mais natural e saudável. Marcaram para logo depois do almoço e os pais viriam buscá-los às 18h.
Toda a turma veio exceto um que chegou às 17h.
Quando questionaram o porquê de ter chegado tão tarde, a justificativa: ele estava fazendo a lição de casa e tendo aula de reforço.


Gente! As aulas começaram na segunda... e a criança já estava fazendo aula de reforço! 
Por quê? Alguém pode me explicar?

Muitos pais recorrem aos professores particulares para se isentar da responsabilidade escolar para com o filho.
Além disso, atenção para a tal de “agenda lotada” das crianças: cheia de aulas e compromissos, o “aprender” deixa de ser algo prazeroso que exercita a "responsabilidade", e passa a ser “obrigação".


Somos nós pais quem devemos sentar e questionar, e aprender, e discutir e participar de todas as tarefas. Faz bem para nós e para eles.
Mostrando interesse e dedicação na hora das tarefas, estamos mostrando aos nossos filhos, que apesar do trabalho, cansaço e correria, ainda encontramos tempo para eles.

É essa nossa postura que vai nortear o valor que nosso filho dará ao saber e conhecimento, elevamdo sua auto-estima, sentindo-se mais seguro, com menos medo de arriscar e errar.
De quebra, nós pais nos inteiramos do que e quanto nossos filhos estão aprendendo.

Lembrando: essa presença é saudável desde que seja um apoio e não uma intervenção. Corrigir a lição de casa do filho para que vá certinha prejudica o processo de aprendizagem, pois a professora não consegue identificar as dificuldades da criança.Em minha casa, apesar de todas as evidências apontarem para uma loucura na hora da lição de casa, é tudo muito tranquilo...rss..

Deixo, então, algumas sugestões para ajudar na hora da lição de casa, baseadas em minha experiência:

1) Capriche no material de uso pessoal. Quando digo caprichar, não quero dizer comprar o mais caro, não... Apenas "personalize”, coloque detalhes que agradem e os levem a zelar por eles. Por exemplo: compro bolsas e estojos simples... sem personagens (o que eleva absurdamente o preço final) e com materias como EVA, retalho de tecidos e papel de presente, decoro as peças e, o que é melhor, agrado e deixo-os felizes da vida mostrando aos colegas.


Isso ajuda na hora da lição de casa?
Sim! Eles gostam de utilizar os objetos o máximo possivel.



2) Pergunte sobre as atividades feitas na escola, como foi o seu dia, o que andou aprendendo. Elogios sempre são bem vindos; é algo extremamente construtivo (a distância e o desinteresse dos pais afetam o rendimento das crianças em sala de aula).
Se você pergunta ao seu marido como foi o dia dele porque não fazer isso também com as crianças? Com certeza você irá se surpreender com as coisas novas que vão contar.

3) Interaja com a escola e os professores. Por mais ocupada que você possa estar, encontre um tempinho e escreva um bilhete perguntando sobre o comportamento da criança na escola, como está o seu desempenho. Vale também e-mails e orkut (caso tenha). Melhor ainda se puder conversar pessoalmente com eles.

4) Se o seu filho trouxe alguma tarefa que vocês não entendeu , não se sinta envergonhada: deixe-a em branco e não hesite em perguntar à professora.
Afinal, ninguém consegue saber tudo, não é? E, acredite, por menor que seja a tarefa, ela é de suma importância para o rendimento e o aprendizado de seu filho.
Se você não sabe a resposta, não tenha vergonha de falar para a criança que você não sabe. Diga que vai pesquisar para ajudá-lo melhor. Pode não resolver o problema na hora, mas passar a falsa imagem de "sabe-tudo" para seu filho não é construtivo.
Não sabe algo? Simplesmente fale.

5) Tenha um lugar específico para realizar as tarefas da escola.
Em casa temos uma sala de estudo, longe de Tv e videogame. Ali estão livros, cadernos , rascunhos, caixas com lápis, borrachas , revistas, enfim, tudo o que eles precisam para realizar as tarefas. Mantenha a organização na hora da lição de casa. O material não precisa ficar todo espalhado na mesa. Ensine a criança a só pegar aquilo que for necessario para a realização daquela tarefa.


6) Organize a hora de estudar. Aqui em casa fazemos assim: os pequenos começam a etapa...muitas vezes os mais velhos por acharem "fácil" o assunto dos irmãos, acabam ajudando também. Eu e meu marido orientamos e logo eles começam a fazer.
Os maiores muitas vezes precisam da ajuda do computador para as pesquisas, além da nossa ajuda.
Geralmente estimulo meus filhos a pesquisarem sozinhos e irem resumindo o que vão encontrando. Dessa forma, já vão entendendo o suficiente sobre o assunto pesquisado.

E, acima de qualquer outra coisa, elogie seu filho, ajude-o, ensine-o a buscar resultados.
Apoie seu filho, estude com ele e verá que não é tão dificil assim.
A hora da lição de casa será mais um momento juntos.