13 de fevereiro de 2010

Lancheira nota 10

Na escola em que meus filhos estudam , é oferecido o  lanche, então pelo menos não me preocupo em preparar 4 lancheiras diariamente.
Mas sempre vejo nas lancheiras dos coleguinhas muito suco de caixinha, biscoito recheado, salgadinhos, chocolates, sendo comidos diariamente...
Nossa!!
Então encontrei na net, uma orientação  sobre o que as crianças devem comer nos lanches , e uma dica para como montar a lancheira.

A alimentação é um dos fatores mais importantes para a saúde de crianças e adolescentes. Nos primeiros anos de vida, uma dieta qualitativa e quantitativamente adequada é essencial para o crescimento e desenvolvimento e proporciona ao organismo a energia e os nutrientes necessários para a manutenção de um bom estado de saúde.

No período escolar a criança apresenta um gasto energético significativo e necessita de energia para desenvolver de forma positiva as atividades exigidas na escola, como a concentração, a memorização, o aprendizado e as atividades físicas cotidianas.

Para a escolha dos alimentos da lancheira é importante que se respeite os hábitos e preferências das crianças, sem esquecer de considerar os aspectos nutricionais e a qualidade do alimento que será consumido.

Primeiramente, é importante que o alimento esteja seguro para o consumo na hora do recreio, sem que haja risco de deterioração do mesmo. Para isso, as lancheiras térmicas são as mais adequadas. Ainda, deve-se evitar alimentos que estragam com facilidade, como os frios gordurosos, a manteiga, a margarina e a maionese.

Um lanche da escola ideal deve apresentar alimentos dos 3 grupos alimentares em sua composição:

- carboidratos: estão presentes nos alimentos que fornecem energia. Boas opções são os pães, bisnaguinhas, biscoitos sem recheio e bolo simples sem recheio e cobertura;
- proteínas: fundamentais para o crescimento da criança. Podem ser encontrados no leite e derivados (também fontes de cálcio) e carnes e embutidos (peito de peru, presunto magro);
- vitaminas e minerais: essenciais para o desenvolvimento de todas as funções do corpo e para a manutenção do sistema de defesa do organismo. Suas fontes são: frutas, verduras e legumes.

Para distribuir de forma harmoniosa todos estes alimentos no lanche da escola, podemos montar a lancheira da criança da seguinte forma:

- 1 bebida:

Importante para a reposição da perda de líquido.
Para manter a temperatura dos líquidos e garantir a qualidade da bebida, é importante acondicioná-los em garrafas térmicas ou optar pelos sucos de caixinha ou engarrafados.
Boas opções são: água de coco, sucos naturais ou aqueles produzidos com a própria fruta. 
Se preferir o leite ou iogurte: mantê-los em garrafas e lancheiras térmicas ou averiguar se a escola pode armazená-lo em geladeira até o horário do lanche. 

- 1 sanduíche ou bolo ou biscoitos:

Os bolos e biscoitos são boas fontes de carboidrato, porém podem ter muita gordura e açúcar quando oferecidos nas versões recheados ou com coberturas. O ideal é preferir os biscoitos salgados (preferindo sempre os integrais) ou doces sem recheio: leite, coco, chocolate, baunilha, sequilhos ou maisena. Broas, bolo de fubá, bolos simples e a base de frutas também são boas opções.

Os sanduíches devem ser montados pouco tempo antes de sair de casa para se manterem mais frescos. É importante embrulhar bem com papel filme e evitar que interfira no sabor dos outros alimentos da lancheira. O ideal é optar por uma lancheira térmica e garantir melhor a qualidade dos alimentos. Em dias muito quentes, optar por outra fonte de carboidrato e evitar o risco de contaminação.

Dicas para o sanduíche:
- Preferir pão integral e variar o tipo de pão: forma, bisnaguinha, torrada, sírio, francês ou de leite
- Para o recheio: queijo branco, cream cheese, requeijão, peito de peru, presunto magro, queijo cottage, polenguinho, mussarela ou queijo prato.

- 1 fruta:

As melhores opções são as frutas que podem ser consumidas com casca ou quando a casca pode ser retirada com facilidade como: banana, maçã, pêra, goiaba, uva, tangerina e morango.
Se preferir as frutas picadas, procure acondicioná-las em pote de plástico com tampa e de preferência picá-las bem próximo à hora de sair de casa. As opções são: kiwi, manga, abacaxi, mamão, melão, melancia.

É importante variar e oferecer diferentes tipos de frutas durante a semana. Procure oferecer frutas de cores diferentes e, dessa forma, garantir o acesso da criança a todas as vitaminas.

Dicas importantes:

- Evitar os alimentos ricos em gordura e doces com frequência. Biscoitos recheados, salgados fritos, salgadinhos e massas folhadas devem ser consumidos eventualmente;
- Chocolates, balas, pirulitos e outras guloseimas devem ser evitados e oferecidos eventualmente;
- Se optar pelos alimentos industrializados, leia sempre o rótulo dos alimentos e prefira os produtos que são livres de gordura trans e sem corantes e conservantes.

Aqui, uma sugestão de cardápio para a semana:

Segunda-feira
* Suco de laranja batida com morango
* 2 bisnaguinhas recheadas de peito de peru e queijo tipo Polenguinho
* Mix de castanhas (existem à venda aquelas que são assadas com açúcar. As crianças adoram.)

O QUE OFERECE: as frutas são fontes de vitaminas. O lanche, de proteínas e cálcio, e as castanhas garantem boa dose de fibras.

Terça-feira
* 1 caixinha de achocolatado
* Lanchinhos de bolacha cream-cracker recheada com requeijão e geléia de frutas (do sabor preferido de seu filho)
* Melancia picada

O QUE OFERECE: apesar de ter açúcar, o achocolatado é boa fonte de energias, que seu filho vai precisar muito, e cálcio. A bolacha com requeijão e geléia fornece proteínas e vitaminas, assim como a melancia, que também repõe os líquidos do corpo.

Quarta-feira
* 1 potinho de iogurte
* Bolo de cenoura com cobertura de chocolate
* Maça picadinha (para não escurecer, passe no limão ou na laranja)

O QUE OFERECE: o iogurte é fonte de proteína e cálcio. O bolo de cenoura fornece betacaroteno, energia e é uma delícia, vamos combinar. A maça, vitaminas e fibra.

Quinta-feira
* Água de coco
* Lanche no pão de beterraba com patê de atum e requeijão.
* 1 barrinha de cereais

O QUE OFERECE: Água de coco é ótima para hidratar o corpo, é rica em nutrientes e potássio. A beterraba presente no pão é rica em ferro, açúcares, vitaminas e sais minerais. A barrinha de cereais fornece, entre outras coisas, fibras.

Sexta-feira
* Suco de goiaba
* 3 bolachas sem recheio
* Mamão cortado em cubos

O QUE OFERECE: A goiaba é uma boa fonte de vários tipos de vitaminas (A, B1). O mamão fornece fibras, e as bolachas, energia.

Fonte: Revista Pais e Filhos